A KBB Brasil separou os modelos dos automóveis que foram sucesso no mercado brasileiro há dez anos e quanto eles estão valendo nos dias de hoje
São Paulo, 21 de novembro de 2018 – O ano de 2008 ficou marcado por dar início à maior crise internacional financeira desde 1929. Com esse cenário, alguns países focaram em assegurar a sua economia e diminuir os danos do colapso que assombrou o hemisfério Norte. No Brasil, por exemplo, uma das medidas foi a redução dos IPIs dos automóveis, que contribuiu para o equilíbrio nas vendas, lançando um time de modelos campeões no segmento. Mas, já pensou como os carros mais vendidos daquela época estão depois de uma década no mercado?
A KBB Brasil fez um levantamento sobre esses automóveis nos dias de hoje, para mostrar aos consumidores os que mais e menos desvalorizaram durante os últimos dez anos. Marcas como a Honda, Fiat e Volkswagen lideram com os modelos mais desvalorizados no decorrer desse tempo. Já modelos da Fiat e Chevrolet são destaque dentre os menos desvalorizados.
O levantamento se baseou na lista da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) sobre os modelos mais vendidos no mercado nacional em 2008, contemplando versões dos seguintes modelos: Fiat Palio, Fiat Uno, GM Corsa Sedan, GM Celta, VW Fox/CrossFox, Fiat Siena, Fiat Strada, Honda Civic e Ford Ka.
MAIS DESVALORIZADOS
O campeão de desvalorização dentre os mais vendidos de 2008 é o Honda Civic EXS 1.8 16V AT FLEX 4P (Básico), que se consolidou e modernizou no decorrer da última década. Em 2008, o valor de um 0km era de R$ 82 mil. Dez anos depois, a mesma versão pode ser adquirida por R$ 35.700, uma queda de 56,5% no valor. O segundo da lista dos mais desvalorizados é o Fiat Palio 1.8R N.SERIE FLEX 2P (Básico) que, há dez anos, um consumidor encontrava o modelo 0km por R$ 42 mil. Passado uma década, ele pode ser comprado por R$ 19.890, o que representa 52,6% de desvalorização.
Ficou curioso para saber mais sobre as movimentações do mercado brasileiro de automóveis da última década? Confira a lista dos modelos mais desvalorizados:
Modelo/Versão | Preço – Versão 0km em 2008 | Preço – Versão Usada em 2018* | Desvalorização no período |
HONDA CIVIC EXS 1.8 16V AT FLEX 4P (Básico) | R$ 82.000 | R$ 35.700 | -56,5% |
FIAT PALIO 1.8R N.SERIE FLEX 2P (Básico) | R$ 42.000 | R$ 19.890 | -52,6% |
FIAT PALIO 1.8R N.SERIE FLEX 4P (Básico) | R$ 43.600 | R$ 20.900 | -52,1% |
FIAT SIENA HLX N.SERIE 1.8 8V FLEX 4P (Básico) | R$ 45.000 | R$ 21.620 | -52,0% |
FIAT SIENA ELX N.SERIE 1.4 8V TFUEL 4P (Básico) | R$ 46.500 | R$ 22.900 | -50,8% |
HONDA CIVIC Si 2.0 16V GAS 4P (Básico) | R$ 87.000 | R$ 42.900 | -50,7% |
VOLKSWAGEN FOX PLUS 1.0 8V FLEX 4P (Básico) | R$ 36.500 | R$ 18.086 | -50,4% |
FIAT STRADA CE ADVENTURE LOCKER 1.8 8V FLEX 2P (Básico) | R$ 47.500 | R$ 24.000 | -49,5% |
HONDA CIVIC LXS 1.8 16V AT FLEX 4P (Básico) | R$ 67.500 | R$ 34.900 | -48,3% |
FIAT MILLE FIRE ECONOMY 1.0 8V FLEX 4P (Básico) | R$ 24.910 | R$ 12.953 | -48,0% |
*Foram utilizadas como base as quilometragens médias das versões descritas, de acordo com os dados e monitoramentos do sistema da KBB.com.br/Cox Automotive.
MENOS DESVALORIZADOS
Já os modelos e versões que enfrentaram as movimentações delicadas do mercado na última década – e saíram com danos de desvalorização reduzidos -, mostram que é possível se reinventar no gosto dos brasileiros. Como é o caso de um queridinho da Fiat, o PALIO FIRE 1.0 8V FLEX 4P (Básico). Com apenas 34,7% de desvalorização adquiridos ao longo do tempo, a versão lidera o ranking dos menos desvalorizados.
Seguindo a lista, outro Fiat conhecido do consumidor aparece. O STRADA CS FIRE 1.4 8V FLEX 2P (Básico) alcançou a média de 36,9% na desvalorização, no qual um usado pode ser adquirido por R$ 19.500, enquanto o 0km era vendido por R$ 30.900 em 2008. Outro destaque dessa análise foram versões do Celta, carro conhecido da Chevrolet. As versões do Super, duas ou quatro portas, marcaram presença entre os que saíram menos prejudicados do período.
Que o carro é um item desejado por muitos brasileiros, a gente já sabe. Mas ao adquirir um modelo, é necessário estar consciente do mercado em que ele percorre. Ficou curioso para saber mais? Confira a tabela da KBB Brasil que mostra os menos desvalorizados.
Modelo | Preço – Versão 0km em 2008 | Preço – Versão Usada em 2018* | Desvalorização no período |
FIAT PALIO FIRE 1.0 8V FLEX 4P (Basico) | R$ 27.000 | R$ 17.635 | -34,7% |
FIAT STRADA CS FIRE 1.4 8V FLEX 2P (Basico) | R$ 30.900 | R$ 19.500 | -36,9% |
FIAT SIENA FIRE 1.0 8V FLEX 4P (Basico) | R$ 28.600 | R$ 17.990 | -37,1% |
FIAT STRADA CE FIRE 1.4 8V FLEX 2P (Basico) | R$ 34.900 | R$ 21.900 | -37,2% |
FIAT PALIO ELX N.SERIE 1.4 8V FLEX 4P (Basico) | R$ 32.500 | R$ 19.900 | -38,8% |
FIAT PALIO ELX N.SERIE 1.0 8V FLEX 4P (Basico) | R$ 30.900 | R$ 18.706 | -39,5% |
VOLKSWAGEN GOL CITY G4 1.0 FLEX 4P (Basico) | R$ 26.500 | R$ 15.900 | -40,0% |
CHEVROLET CELTA SUPER N.GERACAO 1.0 VHC 8V FLEXPOWER 4P (Basico) | R$ 28.620 | R$ 17.029 | -40,5% |
CHEVROLET CELTA SUPER N.GERACAO 1.0 VHC 8V FLEXPOWER 2P (Basico) | R$ 27.000 | R$ 16.065 | -40,5% |
CHEVROLET CELTA SPIRIT N.GERACAO 1.0 VHC 8V FLEXPOWER 4P (Basico) | R$ 26.832 | R$ 15.900 | -40,7% |
*Foram utilizadas como base as quilometragens médias das versões descritas, de acordo com os dados e monitoramentos do sistema da KBB.com.br/Cox Automotive.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.
Sobre a Kelley Blue Book
Criada em 1926 nos Estados Unidos, a Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados tanto para quem compra quando para quem vende. Ela usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente. Também é a única a produzir uma tabela que leva em conta fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. E que permite que ninguém perca dinheiro na negociação: seja de um novo ou de um usado. Também oferece conteúdo editorial abrangente em texto e vídeo, com dicas e avaliações de especialistas, ferramentas para comparação de carros e opinião do dono.
Referência em precificação no mercado automotivo norte-americano, a KBB também tem operação em Portugal. Oficialmente no Brasil desde outubro de 2017, a Kelley Blue Book é baseada em Irvine, Califórnia, e faz parte da Cox Automotive.