Preços de carros novos, seminovos e usados tiveram discreta variação em dezembro

23 janeiro 2023

COMPARTILHAR

Mercado mantém estabilidade, mas setor termina 2022 com alta de quase 5% na produção

O setor automobilístico brasileiro terminou 2022 com 2,37 milhões de veículos produzidos, volume 5,4% maior que o de 2021 e superando as expectativas da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, que previa alta de até 4%. Para este ano, a entidade projeta um aumento de 3% na produção.

“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, afirmou o Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA.

Mantendo a tradição, dezembro foi o mês de maior volume de vendas no ano, com quase 217 mil veículos comercializados, marca 4,8% superior à de dezembro de 2021. Já as 2,1 milhões de unidades do acumulado de 2022 foi 0,7% inferior ao acumulado do mesmo mês do ano anterior, confirmando o quadro de estabilidade previsto pela  ANFAVEA na metade de 2022.

Em dezembro, os preços de veículos zero quilômetro ano/modelo 2023 tiveram pouca variação, enquanto os ano/modelo 2022 mantiveram uma pequena desvalorização, como mostra a tabela abaixo:

Os carros seminovos (até 3 anos de uso) mantiveram em dezembro o cenário de depreciação observado em novembro. Apenas os modelos 2021 registraram uma discreta valorização de 0,08%.

Entre os carros usados (de 4 a 10 anos de uso), todos os anos-modelo seguiram desvalorizando, como mostra a tabela abaixo, com destaque dos modelos 2012 (-1,37%).

Categorias mais valorizadas em dezembro de 2022

De acordo com o MVP da KBB Brasil, os modelos da categoria Furgão registraram a maior variação de preços em dezembro entre os 0km (0,74%), enquanto os modelos Minibus foram os mais valorizados entre os seminovos (1,42%) e usados (1,50%).

O MVP de dezembro da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até 3 anos de uso) e usados (entre 4 e 10 anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.

A KBB Brasil utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação de veículos novos e usados. O processamento é realizado por um complexo algoritmo
alimentado semanalmente por uma base com mais de 800 mil informações de preços de diferentes fontes do mercado. Além disso, todos os dados são avaliados diariamente por uma análise rígida de uma equipe de especialistas para garantir a validação dos preços publicados no site de acordo com a realidade brasileira. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos. Todos os preços da KBB Brasil são públicos e podem ser consultados gratuitamente no site kbb.com.br.