2 MIN LEITURA

CNH ganhará novo desenho a partir de junho de 2022

24 janeiro 2022

COMPARTILHAR

Além da volta da placa preta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, no dia 13 de dezembro, o novo desenho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O visual está presente na resolução 886/2021 e passará a valer em junho de 2022.

A mudança não é obrigatória e a substituição do modelo atual para a nova será gradativa. Dessa maneira, caso precise de uma nova habilitação a partir de junho ou faça a renovação após a data citada, receberá a CNH com novo desenho.

O governo se posicionou de forma contrária à mudança para uma outra proposta. Previa-se que o condutor levasse consigo um cartão plástico contendo um chip de identificação e demais informações. No entanto, o documento continuará impresso e com o uso do QR code no verso.

Apesar de não adotar o cartão plástico, uma das ideias do projeto original também está presenta na nova CNH. Trata-se de uma tabela com todos os tipos de veículos que o motorista pode conduzir. Oura novidade é adição da letra “P” para permissão para dirigir ou “D” para CNH definitiva.